quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Cantina di Papi

Pensem numa surpresa boa????
Foi essa... fui passar o fim de semana em Santo Antonio e saímos pra jantar nesse lugarzinho... que de "inho" não tem nada... Lugarzinho aconchegante, atendimento presonalizado, vc pode fazer pequenas adaptações nos pratos, tipo... mais alho, menos cebola... o chefe vem pessoalmente saber qual seu gosto!!
A comida é simplesmente sensacional, tudo preparado com um cuidado, um requinte, um sabor... nossa... Vem tudo no ponto certo!!!
Tudo o que provei estava delicioso, mas em especial a bruschetta que é feita com pão de fabricação própria e vem com um molho pesto, acho que nunca provei melhor!! Pra quem gosta de curry, o penne ao molho curry é divino!!!!!!
Outra surpresa ficou por conta do Penne com gamberi (camarão), fantástico!!!!!!!!!!!!!!
APROVADÍSSIMO!!!!!!!!!!!!
Haaa... lá tem pizza também, ainda não provei ficou pra próxima, mas os rumores é de que é a melhor da cidade!!
O endereço é subindo a ladeira da Maria Preta, a primeira a direita, vizinho ao bar de Hermes.
Tel: 36314405
Santo-antonienses de plantão... VISITEM!!!!!
beijinhos!!!
Ps.: Tá ai Maria... nossa dica da semana!!! beijooo!!!!!

Dia de muito, véspera de pouco...rsrs


Milhões de desculpas aos meu queridos leitores!!!!!!!!!
Estou realmente ausente esse mês... fim de semestre é sempre uma complicação...
Mas já estou de volta!!!!!!!!!! E cheia de novidades!!!!!! Devagarzinho vou postando tudo!!!
Na última postagem... os tomates frescos estavam sobrando na geladeira e dessa vez estavam escassos, por isso foram prontamente substituídos!!
Bom... esse penne, modéstia a parte, foi uma invenção que deu certo!!! Lógico, ?? As invenções que não funcionam... não precisam de comentários..rsrsr
Como eu não sou mesmo adepta a medidas, fiquem a vontade pra colocar as quantidades... um pouco de bom senso e não tem como dar errado!!hehe
A novidade está no molho, que por falta de tomate fresco, usei tomate seco e deu muito certo!!
Fiz uma base com cebola, azeite, e o tomate seco picadinho, a parte fiz um caldo com as cascas do camarão,as cascas da cebola, cebolinha e manjericão. Quando a cebola estava bem refogadinha juntei o caldo, depois de coar, coloquei um pacote de sopa de cebola e deixei virar um creminho, pra finalizar acrescentei um pote requeijão cremoso e um pouco de creme de leite,depois o camarão... mas bem rapidinho.... quando ele ficar rosinha, mais ou menos uns 3 minutos, desliga o fogo e joga no penne já cozido..rsrs
Por cima um monte de queijo mussarela ralado e pronto!!!!!!! Se acabem!!!!!!!!!! hehhehee
Beijos!!!!!!!!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Tomates 3R's







Coisa boa é receita que a gente coloca o que tem na geladeira e dá certo... Que reaproveita, que reusa, que reduz...hahahaha... Misturei cozinha e meio ambiente... Pra quem não sabe, só por curiosidade, tem um programa de gestão ambiental que se chama 3R's onde a meta é reusar, reutilizar e reduzir os resíduos.
Qd tava fazendo esse tomate, não sei porque me veio isso à cabeça... e resolvi apelidá-lo assim...Bom... vamos ao que interessa, ??
A idéia do tomate recheado é colocar o que tem na geladeira, levar pro forno e se lambuzar... lógico, indispensável azeite, um temperinho e queijo, o resto... coloca o que tem!!Nesse que postei hj, o recheio tem queijo mussarela, presunto, ricota e requeijão cremoso dentro e em cima um resto de queijo gouda que tava na geladeira.
Pode colocar atum com requeijão cremoso, como minha comadre sugeriu, frango com queijo, carne, salsicha... qq coisa fica bom!! e tem uma vantagem... é super fácil e rápido de fazer!!Além de ficar beem bonito e apetitoso!!
Pra tirar a polpa do tomate é só cortar a tampinha que fica o talo, e depois com uma colher vai tirando as sementes e a massinha, pode servir pra refogar na cebola e colocar em cima...
Uma dica... sequem bem o tomate por dentro, porque se não quando assa o recheio fica aguado.
Espero que gostem, façam e venham contar no que deu!!
beijão!!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Moela ao molho


"Pelas ruas que andei procurei, procurei, procurei..." e eis que achei!!!
Eu que não tenho frescura nenhuma com comida, coloquei na cabeça que não gostava de moela... Um domingo de tarde fui almoçar em um barzinho e provei a tal da moela... meio que forçada ... mas foi...não é que encontrei um novo amor??? hehehe
Me apaixonei pela danada...
Procurando mais um pouquinho, já que a partir daí todo buteco que eu ia pedia pra provar... elegi a melhor da cidade... fica no BOTECO DO FAROL, não tá no cardápio, só quem sabe que tem é que pede, eu soube por acaso, no livrinho que divulgava o festival de Comida de Buteco aqui em SSA, e que pouco tive oportunidade de aproveitar.
Mas bem... voltando pro Boteco do Farol, a moela de lá vem com um molho delicioso e umas torradinhas com manteiga, bem quentinhas e crocrantes!!!
Pra quem é adepto dessa iguaria... fica aqui um conselho de amiga!!
PROVE JÁ!!!!!
Além disso, tem uma picanha na chapa com alho que é muito boa!! Tudo mt gostoso, além de bom atendimento... fundamental!!!
Endereço e tel.:
Boteco do Farol
Avenida Oceania, 1 - Barra
71 - 3264-9311
Segunda a sábado, das 17:00 às 00:00; domingo, das 17:00 às 22:00

Crédito foto:www.viagemesabor.com.br



Macarrão ao molho pesto


Bom...
A receitinha de hoje é beeem fácil e saborosa!!
Aprendi com meu amigo de infância Jamie Oliver,rsrs... e fiz uma pequena adaptação para a minha realidade...
No molho pesto original leva um ingrediente que é um absurdo de caro... na perini 10g custa R$9,00 ou seja... um tiro no "rinho" como diz o povo!!
Então.. ao invés do raro pinolis, coloquei um pouco de nozes, depois de torrar no forno por uns 5 minutinhos...
A receita do molho:
1 punhado bem generoso de manjericão bem limpinho e com pouco talo
1/2 xícara de azeite doce... compra um bom,que faz toda a diferença!!
1 colher de sopa de nozes ou pinolis
1 xícara de parmesão ralado grosso

Numa tigela de machucar tempero, coloca o manjericão e soca bem, como se fosse fazer paçoca.
Depois coloca o azeite e as nozes ou pinolis e soca até destruir as nozes tb... Joga o parmesão e assim que tirar o espagueti quentinho da água, escorre e mistura no molho...
Fica delicioso...o queijo derrete dando um efeito todo especial!!!

Pra acompanhar, passei um filé na manteiga e açúcar (pouquinho açúcar,pra ficar douradinho) depois joguei 1 xícara de vinho branco e pimentões coloridos cortados em quadradinho grandes...
Nossa... Combinação PERFEITA!!!!!


Curiosidades sobre o pinolis:

Pinolis é uma semente de pinheiro do Mediterrâneo cujo sabor se assemelha ao da amêndoa, porém é mais oleoso e picante.
O pinolis é pequeno, tem formato ovalado, textura macia e coloração amanteigada. Usado tanto na cozinha indiana como na italiana, na turca e na francesa, é encontrado em lojas de importados ou em lojas de artigos árabes, sob o nome de snubar. Caso não tenha o pinhole à disposição para uma receita, pode-se usar como substituto amêndoas ou nozes picadas. O pinolis é também conhecido como pinhole.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Estômago


Oi amores!!!

Hj a dica é coisa de cinema... rsrsr
Quem já assistiu o filme ESTÔMAGO de Marcos Jorge, sabe do que estou falando, quem não assistiu... ASSISTA!!!! ordem mesmo!! rsrsrs vale muito a pena... pra quem gosta de cozinhar então, é delicioso e pra quem só gosta de comer... afff... é imperdível!!! A vontade que dá é de ir correndo pra um restaurante maravilhoso e se fartar!!!
Bom... nas minhas pesquisas " culinarísticas" sem procurar, encontrei o livro de receitas do filme, fiquei looouca de emoção!! rsrs e pensei logo... PRECISO COMPARTILHAR!!! Então trouxe pra vcs o link do livro, que eu particularmente achei sensacional e muito criativo!!!
Apaixonem-se tb!!!
Bj!!!
Sinopse do filme:
Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato, nosso protagonista, descobre um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão - o que ele fez para acabar ali? - que Nonato vive sua intrigante história. E também aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte - e eles sabem, mais do que ninguém, qual é a parte melhor. Uma fábula nada infantil sobre o poder, o sexo e a culinária.

domingo, 14 de setembro de 2008

Torta Morena

Só quem mora, morou ou conhece Santo Antonio de Jesus, sabe a importância dessa torta, rsrsr, é tradicionalíssima por lá, tem até uma lanchonete com seu nome!! Marcou com certeza a infância de muita gente, falo isso por experiência própria!!!
A idéia de postar a receita veio de um pedido de uma amiga linda, que eu adoro e morro de saudade, fui buscar na net e acabei encontrando a receita, a mesma que eu fazia quando ainda morava lá. Costumávamos nos reunir na casa de alguma amiga pra fazer e depois comer bem geladinha!!!
Pra vc flor!!! E pra todas que faziam junto comigo!

Torta morena
Por: Tania Lacerda
INGREDIENTES:
7 ovos grandes
18 colheres de sopa de água morna
6 colheres de sopa de nescau
1 colher e 1/2 de fermento royal
1 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de farinha de trigo bem cheia Recheio e cobertura:
250 g de margarina
2 latas de creme de leite sem o soro coloque na geladeira o creme de leite de véspera
7 colheres de sopa de açúcar refinado

MODO DE PREPARO:
Massa:
Bate na batedeira as gemas depois coloque a água morna, continue a bater, coloque a metade do açúcar.
Deixe batendo na batedeira e em outra vasilha bata as claras em neve com o restante do açúcar, fazendo assim um suspiro mole.
Junte este creme das claras ao creme das gemas.
Continue a bater e vá acrescentando a farinha de trigo, o nescau e por último o fermento royal.
Leve para assar numa forma redonda de 24 cm de diâmetros e 3 dedos de altura.
Depois de assado corte em 8 ou 9 camadas, se não conseguir corte em 4 e recheie.
Cobertura e recheio:
Bate-se o açúcar com a margarina bem batido (na batedeira) depois coloque os cremes de leite.
Continue a bater até ficar por igual recheie a torta.
Este mesmo recheio deixe um pouco para cobrir a torta e coloque 4 colheres de nescau bata na batedeira, cubra a torta, coloque chocolate granulado e leve a geladeira.
Melhor fazer de véspera fica uma delicia gelada.

Casa de Fred


Bom, andei meio desaparecida, mas hoje venho deixar uma dica de um lugar que conheci tem 2 semanas, o qual estou simplesmente ENCANTADA!!!
É um restaurante que fica na "casa de Fred", que não é o meu pai,rsrsr, não tem cara de restaurante, nem nome na porta, nem fila, nem manobrista, nem nada que te lembre um restaurante convencional, a não ser pelo fato de ter uma comida simplesmente magnífica, que também não se encontra tão facilmente!!!
Tudo é preparado com muita simplicidade e bom gosto, a combinação dos pratos é sensacional e o Fred, que é o dono da casa e do restaurante, te recebe na porta, te leva na porta e se der sorte, como eu dei, ainda tem a chance de conversar com ele até altas horas...
Quanto aos pratos, todos que comi foram inesquecíveis, mas em especial o polvo a marina de Espanha, é pra comer rezando mesmo!!!
Vale mais do que a pena, diria que é uma experiência única!!!Pra ir é necessario que se faça a reserva antes, porque corre o risco de não ter vaga e por segurança ele prefere que seja assim!!

Enfim... não deixem de ir!!!! No site tem o tel, endereço, cardápio... e tudo mais!!


beijooo!!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Torta folhada de cogumelos




No começo da semana ganhei uma caixa de shitake, 3 caixas de shimeji, 200 gramas de funghi e outras coisinhas vindas de São Paulo, não que aqui não tenha essas coisas... mas é que a diferença de preço é absurda!!!! Ás vezes chega a ser 3 vezes mais caro...
Hj resolvi dar asas à imaginação e fazer uma gracinha pro meu "presenteador", o mesmo que há mais um menos 1 mês me deu o livro do meu "ídolo" Jamie Oliver, pra quem não conhece é um chefe novinho, que tem receitas super práticas, rápidas e deliciosas!!!
Já já teremos receitinhas dele pintando por aqui!! rsrsr
Voltando à minha torta... Assim como a descrição do meu blog, essa é uma receita , porém sem muitas medidas, vai da intuição...



1 pacote da massa folhada ( vende no supermercado)
1 cebola picadinha
1 colher de sopa de manteiga
shoyu
shimeji
shitake
funghi
vinho tinto
sal
açúcar
requeijão cremoso
queijo minas
caldo de legumes
maisena
cebolinha
ovo

Refoguei a cebola na manteiga,coloquei um pouco de shoyu e depois de hidratar o funghi por 1h acrescentei shitake, shimeji e o funghi, refoga bem, deixei cozinhar bem, dissolvi o caldo na água do funghi, e coloquei junto, vai o vinho, açucar, sal, maisena disolvida no caldo dessa mistura, e por fim os queijos e a cebolinha , deixa esfriar e depois coloca sobre a massa já no pirex, leva pra assar ,depois de pincelar com 1 ovo.


Fica muuuuuito bom!!!! A massa fica bem crocrante!!






domingo, 10 de agosto de 2008

Ravioli de abóbora com molho gorgonzola


Como eu sugerí, no Al Carmo tem um ravioli de abóbora com molho gorgonzola que é uma maravilha!!!!!!!
Então resolvi tentar fazer em casa... e não é que deu pra passar bem??? rsrs
Não superei mas ficou muuuito bom tb!!!

Ingredientes:

1 pacote de massa fresca para lasanha
300 g de abóbora
1 caldo knorr de legumes
1 colher sopa azeite doce
água o necessário
1/2 xícara de leite
2 colheres de sopa de queijo ralado
1/2 cebola
200 g gorgonzola
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de requeijão cremoso
cebolinha

Fazendo...
Cozinha a abóbora em cubinhos com o caldo de legumes e água até cobrir, quando estiver beeeem molinha, retira a água e bate no liquidificador junto com o leite, na panela coloca
a cebola picadinha e refoga no azeite, quando estiver transparente coloca a abóbora batida, junta o queijo ralado.confere o sal. Está pronto o purê!!

divide a massa da lasanha no meio e recheia com o purê, formando um pastelzinho como na foto, fechando com um garfo.
Em uma panela com água fervente,um fio de azeite e sal, joga os pasteizinhos (ravioli) e deixa até subir, é bem rapidinho!!!
O molho é só derreter a manteiga com o gorgonzola e o queijo cremoso e jogar por cima dos raviolis arrumados num pirex!!! Pra finalizar joga a cebolinha picada!!

está pronto e delicioso!!!
é um sabor inigualável... muuuuuito diferente!!!





sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Dia de pizza!!!




Saindo uma pizza de calabresa!!!!!!!!!!!!


Bom, bem por acaso, já que eu nunca leio receitas de revistas e jornais, e sites e programas de TV, rsrsr, descobri essa receita deliciosa de massa de pizza no jornal A Tarde, é bem simples, o cansativo é só na hora de abrir a massa... que é um ótimo exercício para os braços, principalmente qd não se tem rolo de macarrão e tem que se virar com a garrafa de vinho!! hehe
Mas no fim vale a pena... a massa fica fininha e crocrante!!O sabor fica ao gosto de quem pede!!
Nessa farra de pizza teve margherita, quatro queijos, palmito com alho e espinafre fresco, e outras que não lembro mais...
Então vamos logo ao que interessa!!! a receita!!


Pizza
1 kg Farinha de trigo ( eu coloco sem fermento)
30 g fermento biológico fresco ou 2 saquinho de fermento em pó
mais ou menos 650ml de água
2 colheres de sopa de óleo de girassol
1 colher sopa açúcar
1 colher chá de sal


Fazendo:
Mistura numa superfície lisa (na pia mesmo) todos os secos, menos o fermento se vc usar o seco.
Mistura um pouco da água. o óleo e o fermento em um copo.
Abre um buraco no montinho de farinha vai jogando a misturinha líquida e misturando com as beiradas... qd acabar continua sovando a acrescentando o resto da água
Depois de ter uma massa bem homogênea, divide em 6 partes e leva pra descansar por 30 min num forno desligado (lógico!!!) coberto com um pano úmido pra não formar crosta.
Depois é só abrir e rechear como quiser!!!
Leva pra assar no forno bem quente!!!!!!!!!!!
Ai... é só alegria!!!!!!!!!!



domingo, 3 de agosto de 2008

Maniçoba


Preciso compartilhar!!! Hehehe!!
Ontem pela primeira vez provei a danada da maniçoba, sinceramente... não amei não!!Tem um amarguinho no final, que segundo uma amiga que estava comigo "não compromete em nada o sabor do prato" ,tem um gosto forte, diferente, diria que é bastante exótico !
Pra acompanhar, uma carne de fumeiro com abacaxi e pirão de aimpim!!! Que mistura hein??
Esses sim estavam divinos!!
A aventura gastronômica foi lá no Caminho de Casa, lugar que eu recomendo! Não só como barzinho porque é super alto astral, tem roscas deliciosas, cerveja sempre geladinha, mas também por ter comidinhas deliciosas, tem uma tal de uma carne seca com purê de banana que é um negócio!! Vem tudo quentinho na chapa!!
Já foi escolhido pela Veja como melhor fim de noite, mas começar a noite aí é certeza de sucesso!!rsrs
Fica a dica,o endereço, o telefone:
Shopping Boulevard 161, Itaigara, (71) 3353-7036(71) 3355-0858
E a receita... Para quem se prontificar, me convide para provar...quem sabe mudo de idéia!!

MANIÇOBA
INGREDIENTES:3 kg de maniva moída (folha da mandioca-brava)
1/2 kg de toucinho
1/2 kg de carne-seca
1/2 kg de lingüiça portuguesa
1/2 kg de paio 1/2 kg de lombo de porco
1/2 kg de orelha de porco
1/2 kg de rabo de porco
Alho e pimenta-de-cheiro a gosto

MODO DE PREPARO:
Comece quatro dias antes de servir. No primeiro dia, coloque a maniva moída numa panela grande com bastante água pela manhã e deixe ferver até anoitecer, em fogo brando, sem deixar a água secar. No segundo dia, acrescente o toucinho e deixe ferver novamente pelo dia inteiro. No terceiro dia, escalde todas as carnes e coloque-as na panela da maniva. Ferva de novo pelo dia inteiro, mexendo às vezes. No quarto dia, acrescente o alho espremido e a pimenta. Deixe ferver por mais 6 horas, mexendo às vezes. Sirva com arroz branco e farinha de mandioca.


CURIOSIDADE:É um dos pratos típicos da cozinha regional que melhor retrata a maneira indígena no preparo de sua comida. A maniçoba é feita de maniva, que são as folhas da mandioca, moídas e cozidas por aproximadamente oito dias. No quarto dia de cozimento acrescenta-se artigos defumados como chouriço, toucinho, charque e outros. É servida com arroz branco cozido e encontrado nos melhores restaurante e barracas de comidas típicas.

Rendimento : 25 porções - Calorias : 576 por porção



quinta-feira, 10 de julho de 2008

Restaurante Al Carmo



Minha primeira dica de restaurante vai para... tchan tchan tchan!!!

Restaurante Al Carmo!!!!

Fica na Rua direita do Carmo, num casarão antigo, tem uma vista maravilhosa da baía de Todos os Santos, encantos e axés... A cozinha é italiana e as massas são feitas no próprio restaurante, tem pratos imperdíveis como o fetuccini com polvo e o raviolli de abóbora com molho gorgonzola, este último é impressionante de tão bom!!
O dono do restaurante está sempre lá e interage com seus clientes, o preço também é outro atrativo, está abaixo dos concorrentes não acontecendo o mesmo com a qualidade dos pratos.
O ambiente é muito aconchegante, tem dias que tem voz e violão e se fizerem reserva peçam a mesa do cantinho lá em cima, paguem pra ver!!! rsrsr
Pra quem quer um pouco de romantismo nessa loucura desenfreada da cidade grande, deixo essa dica!
E como o próprio dono define: " É uma jóia incrustrada no centro histórico de Salvador"
Vale muito a pena!!



End. :Rua do Carmo, 66, Santo Antônio
Tel.:(71) 3242-0283





terça-feira, 8 de julho de 2008

Strogonoff de Chocolate




Pra não perder a linha do chocolate, sobremesa... mas arriscando a silhueta, vou postar outra receita que eu acho o máximo e faz o maior sucesso entre as amigas!!!
Essa já sofreu tantas adaptações desde a receita original que hoje já não tem mais fonte... é invenção, simplesmente (no mais fiel sentido da palavra) deliciosa!!!

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 colher sopa de manteiga
4 colheres nescau
1 lata de creme de leite
1 barra de chocolate ( eu prefiro ao leite com castanha)
1 pacotinho de castanha sem sal
1 xícara de morango picadinho
2 claras em neve

Preparando...

Numa panela coloca o leite condensado, nescau e a manteiga. Leva ao fogo até ficar em ponto de brigadeiro. Espera esfriar um pouco e coloca o creme de leite, mistura bem!!! Acrescenta devagarzinho as claras em neve (bem firmes!!) e depois o chocolate picadinho, o morango e a castanha picadinha. Deixa gelar e aproveita porque some da geladeira rapidinho!!!

Torta Búlgara


Invertendo a ordem e passando do antepasto direto para a sobremesa, vou deixar aqui uma receita que eu amo!!!!
Pra quem conhece a doceria Viva Gula e já comeu a torta búlgara de lá, faça em casa a sua!! Fica igualzinha!!!!!!! É "facinho facinho"!!!!!

Ingredientes:
- 250g de manteiga
-150g de achocolatado
-200g de açúcar
-5 ovos, sendo 3 inteiros e 2 gemas

Preparo:
Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria. Acrescente o açúcar e os ovos. Leve ao fogo brando durante 15 minutos, mexendo sempre, sem deixar ferver. Despeje em uma forma untada de manteiga e polvilhada e leve a forno regular durante 1 hora, em banho-maria. Deixe esfriar completamente e sirva com creme de baunilha ou creme de leite. Sirva gelado.
(Fonte:www. maisvoce.com.br)

Eu troquei o achocolatado pelo chocolate em pó, aquele do frade, padre, sei lá.... fica mais amarguinho!!! E prefiro à temperatura ambiente com o creme de leite beeeeem geladinho!!

Antepasto


Bom... antes de mais nada, queria esclarecer que este blog é estritamente pessoal, todas as opiniões, reclamações, sensações, elogios, críticas, enfim os "sabores ou dissabores" foram meus !!!
Resolvi escrever esse blog porque como uma taurina legítima aprecio os prazeres da gula... adoro sair pra comer, conhecer lugares novos, cozinhar, buscar receitas pela net, inventar novas combinações, me interesso muito por esse delicioso pecado. Sendo assim, as pessoas mais próximas sempre me pedem sugestões de onde ir, o que comer, coisas do tipo, e sempre me dizem: vc devia fazer um guia de restaurantes.... e.... eis aqui!!!!
Um guiazinho do meu jeito, com as minhas observações e sugestões de receitas, restaurantes, bares e o que der vontade de elogiar ou criticar!!!
Entrem e deliciem-se!!!
beijoooo!!