domingo, 3 de agosto de 2008

Maniçoba


Preciso compartilhar!!! Hehehe!!
Ontem pela primeira vez provei a danada da maniçoba, sinceramente... não amei não!!Tem um amarguinho no final, que segundo uma amiga que estava comigo "não compromete em nada o sabor do prato" ,tem um gosto forte, diferente, diria que é bastante exótico !
Pra acompanhar, uma carne de fumeiro com abacaxi e pirão de aimpim!!! Que mistura hein??
Esses sim estavam divinos!!
A aventura gastronômica foi lá no Caminho de Casa, lugar que eu recomendo! Não só como barzinho porque é super alto astral, tem roscas deliciosas, cerveja sempre geladinha, mas também por ter comidinhas deliciosas, tem uma tal de uma carne seca com purê de banana que é um negócio!! Vem tudo quentinho na chapa!!
Já foi escolhido pela Veja como melhor fim de noite, mas começar a noite aí é certeza de sucesso!!rsrs
Fica a dica,o endereço, o telefone:
Shopping Boulevard 161, Itaigara, (71) 3353-7036(71) 3355-0858
E a receita... Para quem se prontificar, me convide para provar...quem sabe mudo de idéia!!

MANIÇOBA
INGREDIENTES:3 kg de maniva moída (folha da mandioca-brava)
1/2 kg de toucinho
1/2 kg de carne-seca
1/2 kg de lingüiça portuguesa
1/2 kg de paio 1/2 kg de lombo de porco
1/2 kg de orelha de porco
1/2 kg de rabo de porco
Alho e pimenta-de-cheiro a gosto

MODO DE PREPARO:
Comece quatro dias antes de servir. No primeiro dia, coloque a maniva moída numa panela grande com bastante água pela manhã e deixe ferver até anoitecer, em fogo brando, sem deixar a água secar. No segundo dia, acrescente o toucinho e deixe ferver novamente pelo dia inteiro. No terceiro dia, escalde todas as carnes e coloque-as na panela da maniva. Ferva de novo pelo dia inteiro, mexendo às vezes. No quarto dia, acrescente o alho espremido e a pimenta. Deixe ferver por mais 6 horas, mexendo às vezes. Sirva com arroz branco e farinha de mandioca.


CURIOSIDADE:É um dos pratos típicos da cozinha regional que melhor retrata a maneira indígena no preparo de sua comida. A maniçoba é feita de maniva, que são as folhas da mandioca, moídas e cozidas por aproximadamente oito dias. No quarto dia de cozimento acrescenta-se artigos defumados como chouriço, toucinho, charque e outros. É servida com arroz branco cozido e encontrado nos melhores restaurante e barracas de comidas típicas.

Rendimento : 25 porções - Calorias : 576 por porção



Um comentário:

Anônimo disse...

A maniçoba é muito boa, acho que o fato de ser um prato exótico que espanta muita gente...e o Caminho de Casa, apesar de ser contramão da minha casa(risos...) é o SUCESSO!!! Aprovo tanto a comida quanto o lugar!